Os templos gregos de pedra, cercados por uma série de colunas que sustentavam o teto, seguiam em geral três diferentes arranjos que chamamos atualmente de ordens ou de estilos arquitetônicos: o dórico, o jônico e o coríntio.
Os estilos dórico e jônico são os mais antigos da arquitetura grega. O estilo dórico é simples, sólido, sóbrio e elegante; os primeiros exemplos datam do fim do século VII a.C. O estilo jônico é caracterizado pelo graça, esbelteza e delicadeza dos detalhes; os exemplos mais antigos datam do século VI a.C.
O estilo coríntio, versão mais elaborada do estilo jônico, tem profusos detalhes ornamentais, notadamente plantas estilizadas. Começou a ser usado no fim do século V a.C. e, da época do domínio romano em diante, tornou-se o estilo predominante; a maioria das construções romanas e neoclássicas utiliza esse estilo.
A parte do templo sustentada pelas colunas, a arquitrave, tinha diferenças de forma em cada um dos três estilos; em todos eles, no entanto, relevos e outros enfeites eram acrescentados. Na parte inferior das colunas jônicas havia também, em alguns casos, relevos decorativos.
Coluna Dórica
Coluna Jônica
Coluna Coríntia
Nenhum comentário:
Postar um comentário